LCI ou LCA vale a pena? Saiba quando investir

-- PUBLICIDADE --

Muitas pessoas que querem apenas guardar dinheiro e evitar que ele perca muito do seu valor com o passar do tempo ainda opta por colocar todos os seus recursos na poupança. O problema acaba sendo o retorno, que acaba sendo baixo e, muitas vezes, não supre a inflação real dos produtos e serviços. Mas algumas outras opções de investimentos estão se tornando mais comuns.

As chamadas Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) estão se tornando produtos mais comercializados no segmento de investimentos, atingindo um público que, até então, era considerado mais conservador. Ambos são classificados como títulos de renda fixa e que são emitidos pelos bancos.

-- PUBLICIDADE --

Um dos principais fatores que ajuda a popularizar este tipo de recurso está no fato de que as pessoas estão conseguindo entender que ele realmente pode ser considerado tão seguro quanto a poupança, por exemplo. Ou seja, as pessoas sabem que não vão perder dinheiro. Além disso, eles possuem outro diferencial muito importante? São isentos de imposto de renda, o que também atrai bastante especialmente a classe média.

Mas então, olhando apenas para as suas características, pode-se pensar que sempre o LCI ou LCA será mais rentável do que a poupança, portanto sempre será a melhor opção. Mas é importante prestar atenção em alguns detalhes extras para saber se realmente essa será a melhor solução.

-- PUBLICIDADE --

Investimento conservador

É importante que as pessoas tenham certeza de que estão querendo, neste momento da vida, um investimento conservador. Ou seja, será algo seguro, mas ao mesmo tempo não vai fazer com que ninguém consiga se tornar mais rico do que é no momento do investimento. Portanto, trata-se de papeis focados em determinados objetivos, como o casamento ou a viagem dos sonhos.

Quantidade de dinheiro

Se as pessoas estão procurando alternativas de investimento para fugir da poupança, mas já conseguiu acumular uma determinada quantidade de recursos, é importante entender que existem limites para o investimento em LCI ou LCA. As pessoas não podem ter mais do que R$ 250 mil para o investimento neste tipo de papel.

Este é o valor que acaba sendo coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Estes recursos garantem que as pessoas que investiram em um determinado banco que quebrou receba todos os recursos de volta. Atualmente, no cenário brasileiro, mesmo com a crise, a chance de um banco quebrar é baixa. Mesmo assim, este fundo acaba sendo importante especialmente para quem não quer perder dinheiro.

Tempo para retirada do dinheiro

Uma das principais vantagens de se colocar o dinheiro em uma poupança está na possibilidade de retirada destes recursos de uma forma simples e fácil. Tirando retiradas muito grandes em termos de valores, é simples tirar o dinheiro de uma conta poupança, sendo que, inclusive, diversos bancos oferecem a possibilidade de passar o dinheiro da conta poupança para a corrente com apenas alguns cliques.

Mas este também pode ser um dos principais pontos fracos da poupança para quem realmente precisa guardar dinheiro. Como é fácil de tirar, acaba sendo fácil também de gastar. As Letras de Crédito não possuem o que pode ser chamado de liquidez diária, ou seja, não rende todos os dias. Elas, portanto, não podem ser resgatadas a qualquer momento.

Os papeis possuem carência mínima de 90 dias, mas os prazos variam bastante, sendo que eles podem ir de seis meses até dois anos ou mais. Portanto, é importante que a pessoa tenha certeza que não vai precisar do dinheiro antes do prazo.

-- PUBLICIDADE --

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *